De acordo com a Consultoria Mercer, 18% das empresas investem em saúde emocional para as equipes. E esse número tende a aumentar, sobretudo após o período de pandemia.
Sempre defendemos a importância de oferecer um ambiente de trabalho saudável para os colaboradores, e que isso é responsabilidade das lideranças e dos gestores. Mas sabemos que nem todos os líderes conseguem perceber os benefícios desse investimento, além do lado humano.
Para auxiliá-lo com esse assunto, selecionamos 3 motivos que irão convencê-lo a inserir a saúde emocional no seu planejamento estratégico hoje mesmo!
1. Investimento em saúde emocional diminui o absenteísmo
Uma das maiores queixas de gestores e líderes é o turnover, isto é, a rotatividade de profissionais dentro da empresa. Organizações que oferecem boas condições de trabalho para seus talentos costumam ter maior taxa de retenção desses colaboradores.
Quando a rotatividade é grande, porém, as empresas têm dificuldade de construir sua cultura organizacional, além de sofrerem com o impacto financeiro dos processos de demissão e admissão de profissionais. Sem contar o tempo dedicado ao treinamento dos recém-contratados...
Por isso, o investimento em saúde mental é um apoio para o negócio, pois você garante um clima organizacional satisfatório e uma dinâmica de trabalho de qualidade, com a qual os profissionais vão ter liberdade para crescer e desenvolver suas potencialidades.
2. Uma equipe saudável é muito mais produtiva
Todo gestor quer promover a produtividade de sua equipe. Para isso, é importante entender primeiramente que todo ser humano tem um limite físico e emocional a ser respeitado. Mas o que é um profissional produtivo?
Um colaborador produtivo está satisfeito com o seu desenvolvimento profissional, está ciente das expectativas de seus superiores sobre a qualidade de seu trabalho, tem motivação para aprimorar seus conhecimentos, tempo para realizar suas atividades e, por fim, trabalha em um ambiente saudável.
Para que um profissional seja eficiente, portanto, é preciso atrelar estratégias de saúde mental à gestão de pessoas da empresa. Por isso, o investimento na prevenção ao adoecimento emocional deve começar como parte do planejamento estratégico do negócio.
3. Investir em saúde mental melhora o engajamento dos colaboradores
Colaboradores engajados são aqueles que abraçam os ideais e os objetivos da organização. É o tipo de profissional que toda empresa sonha em ter, pois nada melhor do que contar com uma equipe que admira seus líderes e empenha-se pelos objetivos da companhia como um todo.
Para obter trabalhadores engajados, as empresas devem priorizar a satisfação deles por meio da prevenção do adoecimento emocional, do aprimoramento do clima organizacional e de uma atuação voltada para o bem-estar e para a conquista da realização pessoal e profissional.
Trabalhadores engajados são mais produtivos, mais dispostos a realizar suas atividades e muito mais felizes.
Investimento em saúde emocional é muito importante para os objetivos do negócio. Quer entender mais sobre o bem-estar de sua equipe? Leia nosso post: Como obter um “Raio X” da saúde emocional dos colaboradores?.
Palavras-chave: saúde mental; saúde mental no trabalho; saúde ocupacional; investir em saúde emocional; equipe produtiva; colaboradores engajados.
留言