Não se nasce líder, torna-se líder. Assumir a gestão de sua área pode ser a grande realização da sua vida profissional, mas isso não significa que seja fácil.
Essa conquista, que vem do reconhecimento de seu talento e aptidão para a liderança, como todo novo desafio, vem recheada de apreensões e angústias. Porém, você deve contar com a ajuda de outros profissionais para que esse novo momento seja leve.
Confira algumas dicas para uma gestão bem-sucedida e saudável!
Aprenda a delegar
A sina do líder é o peso da responsabilidade. É fato que a entrega dos resultados, o alcance das metas e o desenvolvimento da equipe está entre as suas atribuições, mas você precisa visualizar sua equipe como um organismo.
Funciona assim: você é a cabeça; os membros da equipe são os demais órgãos. Essa consciência vai trazer mais tranquilidade para você e mais autonomia para a sua equipe.
Cuide do seu bem-estar
Quando falamos sobre a prevenção de distúrbios emocionais e do adoecimento mental, o líder está mais que contemplado em nossas preocupações.
Afinal, seu dia a dia é recheado de demandas, soluções de problemas, pressões de todas as partes para que a equipe seja produtiva e atinja os objetivos da corporação.
Por isso, apostar em apoio psicológico e terapêutico para o seu time inclui você, como líder e um dos responsáveis pelo sucesso a empresa. Contar com ajuda para fortalecer o emocional é uma forma de garantir que sua liderança seja mais tranquila e, consequentemente, mais eficiente.
Estabeleça critérios objetivos de avaliação
Uma das dificuldades em relação ao tratamento de líderes com os liderados são as expectativas que precisam estar bem alinhadas para o sucesso do relacionamento interpessoal e para o cumprimento dos objetivos propostos.
Com essa finalidade, você, como líder, deve estabelecer quais são os resultados esperados e sua proposta para atingi-los. Caso ofereça algum tipo de premiação, explique os critérios com antecedência e com detalhes para não surpreender os liderados e dar a impressão de que houve injustiça.
Gostaria de falar sobre suas inquietações e se assegurar de que está emocionalmente preparado para enfrentar os novos desafios da sua carreira como líder? A Falla está a postos para ouvi-lo!
Palavras-chave: saúde mental; saúde mental no trabalho; cultura de saúde mental; produtividade
Commentaires