O termo Raio X é uma abreviação do nome do exame de radiografia realizado para produzir imagens do corpo humano a fim de identificar tumores, ossos fraturados etc. Para mapear como está o bem estar e a saúde mental dos colaboradores na sua empresa a Falla disponibiliza uma ferramenta que, metaforicamente, pode ser equiparada a um Raio X : o Mapeamento Emocional.
Desenvolvido pelos especialistas da Falla, o Mapeamento Emocional tem como objetivo rastrear e elucidar sinais, sintomas e indicadores de riscos relacionados ao adoecimento psíquico, bem como monitorar problemas e causas.
Todas as informações colhidas são tratadas de maneira sigilosa, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD 13.709/2018) e são imprescindíveis para o planejamento de ações e estratégias relacionadas e condizentes às necessidades de cada organização, de cada equipe e de cada indivíduo.
Quais os benefícios do Mapeamento Emocional para sua empresa?
Em pesquisa recente a consultoria Gartner mostrou que o bem estar dos funcionários é uma das principais tendências que vieram para ficar. Porém, muitas vezes, as organizações não sabem como está o bem estar e a saúde mental de seus colaboradores e de suas equipes. Identificar possíveis problemas e planejar ações imediatas a partir de instrumentos específicos e padronizados pode não só mensurar os níveis de estresse, ansiedade, depressão e burnout nas equipes, como também gerar estratégias customizadas de enfrentamento aos resultados organizacionais encontrados.
Outro benefício atrelado ao Mapeamento Emocional é prevenir os danos causados pelo adoecimento mental e, consequentemente, manter a produtividade de forma saudável e sustentável.
Além disso, a ferramenta pode ser eficaz para mitigar os altos custos gerados na sua organização em função dos afastamentos e do presenteísmo (profissional vai trabalhar adoecido).
A partir do Mapeamento Emocional, é possível traçar o perfil epidemiológico da saúde mental da organização e, com isso, criar estratégias de promoção e prevenção ao adoecimento. É o que chamamos de um planejamento em saúde mental.
Partimos do princípio de que ações paliativas, como salas de descompressão, happy hours da equipe ou palestras isoladas sobre saúde mental, não são suficientes para prevenir o adoecimento. Quando realizadas de forma desestruturada, essas medidas oferecem poucos resultados.
Entendeu o porquê de equipararmos o Mapeamento Emocional com um Raio X? É somente após a identificação dos problemas existentes que sua empresa pode oferecer um presente e um futuro com mais saúde para seus colaboradores.
Para saber mais sobre como essa ferramenta pode ajudar sua empresa, entre em contato conosco pelo e-mail: contato@fallasaude.com.br
Estamos na Era da sustentabilidade emocional e isso significa que as organizações não podem mais ignorar a saúde emocional e mental de seu bem mais precioso: os colaboradores!
Faz sentido para você? Então confira também nosso texto “Por que ainda ignoramos a saúde mental?” , que reforça a importância da conscientização sobre o valor da saúde mental.
Palavras-chave: saúde mental; saúde mental no trabalho; saúde ocupacional; mapeamento emocional.
Comments