top of page
Foto do escritorfalla saúde mental

Como unir produtividade e saúde mental durante a pandemia?

Há mais de um ano, lidamos com essa dúvida. Como ser produtivo em meio a uma das maiores crises sanitárias pelas quais já passamos? A nossa casa, que antes era local de descanso e de vivência familiar, tornou-se caótica, já que este mesmo espaço está acomodando as aulas on-line das crianças, as reuniões em vídeo com clientes, a adaptação de tarefas para o espaço virtual e outras atividades.


Esta situação, porém, parece longe de acabar. Segundo dados veiculados pelo Estadão, até o dia 02 de junho, o equivalente a 22,21% de pessoas tinham sido vacinadas no Brasil. Mesmo com a campanha dos estados pela vacinação em massa, a pandemia dá sinais de que ainda vai durar alguns meses. Isso significa que a exaustão que sentimos no momento e os cuidados com a saúde mental são urgentes.


Ao mesmo tempo, as empresas esperam maior produtividade e comprometimento de sua equipe. Como equilibrar essa balança? Longe de buscarmos respostas fáceis e soluções que, muitas vezes, mascaram problemas mais profundos, vamos sugerir, neste texto, algumas ações que podem auxiliar colaboradores e gestores de pequenas e grandes organizações a construírem uma rotina saudável e produtiva.


Comunicação e organização dos processos

Um dos efeitos do isolamento social e da adaptação do trabalho para o modelo virtual é a sensação de solidão, mas também de um certo abandono em relação às atividades que devem ser realizadas ao longo do dia.


Neste período, as empresas devem investir em processos que auxiliem na organização das tarefas. Reuniões diárias on-line que mantenham as equipes alinhadas são uma boa opção para sanar dúvidas e para que os líderes conduzam as atividades com eficiência.


Respeito aos horários de trabalho da equipe

Embora existam situações nas quais o contato fora do horário de trabalho é indispensável, é responsabilidade dos gestores evitar que essas exceções virem regra.


Como o trabalho é realizado completamente on-line, a facilidade de manter contato por meio de comunicadores instantâneos e redes sociais se ampliou. Porém, é preciso limitar esse contato ao horário em que o colaborador está disponível para a realização do trabalho, respeitando o seu tempo livre.


Incentivo à prática de atividades físicas

A prática de atividade física é essencial neste momento, pois o isolamento diminuiu consideravelmente a nossa mobilidade. Os exercícios físicos, além de prevenirem doenças cardiovasculares e controlarem a pressão arterial, melhoram a qualidade do sono.


Outro aspecto positivo de realizar atividades físicas é que, por meio dela, a sensação de felicidade aumenta. O exercício libera substâncias químicas que promovem sensação de bem-estar e prazer.


Muitas empresas se organizam para realizar ginástica laboral, ainda que a distância, com os seus colaboradores. Os benefícios se refletem na melhoria do bem-estar da equipe e, consequentemente, na produtividade.


Estímulo à realização de acompanhamento psicológico

O acompanhamento psicológico das lideranças, assim como de toda a equipe, favorece a humanização das relações interpessoais, suaviza dificuldades relacionadas ao ambiente de trabalho e oferece segurança emocional aos colaboradores.


As rodas de conversas com profissionais de saúde mental são uma opção interessante para confortar a equipe e para oferecer apoio psíquico em um contexto de instabilidade como este que estamos vivendo. Esse tipo de acompanhamento oferece uma base emocional para que a equipe se fortaleça e encontre a motivação para produzir mais e melhor.



Palavras-chave: saúde mental; Covid-19; efeitos da Covid; pandemia; liderança; gestão de pessoas; promoção da saúde mental; produtividade; produtividade na pandemia




11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page