top of page
Foto do escritorfalla saúde mental

Dizer ‘não’: por que é tão difícil?

Você atende o telefone e uma atendente oferece algum produto ou um pacote telefônico melhor. Sua resposta é “não, obrigada”, mas apesar de ser negativa, a sua frase parece um código para que a pessoa do outro lado da linha insista mais. No fim, você acaba aceitando somente porque espera encerrar a ligação e continuar com os seus afazeres.


Dizer ‘não’ é, para muitos, uma provação. Mas, tanto na vida pessoal quanto no trabalho, estabelecer limites é necessário e uma forma de priorizar seus objetivos e sua saúde mental.


E por que é tão difícil dizer ‘não’?


Dizer ‘não’ significa frustrar as pessoas

Muitos de nós fomos ensinados a não dizer ‘não’, a nunca recusar uma gentileza ou algo que nos é oferecido. Esse receio de magoar alguém se confunde com a adoção de uma postura positiva, de ser agradável.


Outro ponto é que evitamos frustrar as pessoas pelo receio de sermos, em algum momento, frustrados também. Tentamos não fazer com o outro aquilo que não queremos para nós. Porém, quando aceitamos tudo, deixamos de lado nossas escolhas pessoais e nossa tranquilidade.


No trabalho, essa atitude promove impasses. Por exemplo, aceitar mais tarefas do que pode fazer num curto espaço de tempo. Quem sofre é o próprio trabalhador, pois tem um aumento de demanda que não pode realizar e se desanima ao perceber que está entregando algo com menor qualidade. Na tentativa de não se frustrar, acaba frustrado.


Ao dizer ‘sim’ poupamos tempo de negociação

Muitas vezes, a pessoa se recusa a dizer ‘não’ porque não quer o trabalho de negociar, quer evitar “a queda de braço” de ter que argumentar, explicando os motivos da negativa. No entanto, o que se economiza em negociação vai ser “compensado” com o cansaço de aceitar coisas que não interessam ou que vão, pouco a pouco, se tornar um peso.


É claro que há formas de dizer ‘não’ de forma polida, sem magoar as pessoas que fazem parte de sua vida. A habilidade de se colocar no lugar dos outros é, inclusive, uma das mais exigidas pelo mercado de trabalho.


A inteligência emocional te auxilia a entender que, em algum momento, você vai se frustrar ou vai frustrar alguém. Aprender a dizer ‘não’ é, portanto, uma forma amadurecida de mostrar às pessoas quais são os seus limites e de respeitar suas convicções e seu jeito de ser.


Palavras-chave: saúde mental; saúde mental no trabalho; dizer ‘não’; inteligência emocional; saúde mental nas empresas.



7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page