Resultado é superimportante! Mas você sabia que o cuidado com a saúde mental da equipe é uma das formas de conquistá-lo? A gestão da saúde ocupacional voltada para a saúde emocional é uma das prioridades de uma empresa que está buscando se destacar e ser mais produtiva.
No texto de hoje, você vai entender os motivos pelos quais a saúde mental é mais do que um tema a se discutir com os colaboradores: é um formato de gestão que promove o alcance dos objetivos organizacionais. Confira!
Gestão da saúde ocupacional é produtividade sob um olhar humanista
Um dos motivos pelos quais as empresas ainda ignoram a saúde mental é a dificuldade de identificar qual é o seu papel na abordagem de temas complexos.
Há, ainda, o fato de que a maior parte das organizações está ocupada em entregar suas demandas com qualidade. O que, por si só, já é uma tarefa árdua. Sendo assim, como é possível encaixar a questão da saúde mental entre as atividades da empresa?
Um dos primeiros passos é evitar comportamentos abusivos, como exigir que os profissionais trabalhem além do horário comercial ou mesmo que respondam mensagens nos horários em que não estão trabalhando. Uma rotina é sinal de respeito ao trabalhador.
Entendemos que uma empresa mais produtiva e engajada, características necessárias para o sucesso de um negócio, é uma empresa saudável. Quando a saúde está entre as prioridades da gestão e está na base da administração, a empresa vai realizar suas atividades com empenho e eficiência. Todo mundo só tem a ganhar!
Uma gestão com foco em bem-estar não tem espaço para discriminação
Infelizmente, discriminação associada à idade, à cor da pele, ao gênero, à classe social, entre outras, é uma realidade da nossa sociedade, e, por isso, também está presente nas empresas. Mas, se conseguirmos realizar mudanças ao nosso redor, aos poucos, grandes transformações acontecem.
Uma das formas de combater a discriminação começa pelo recrutamento de funcionários. Algumas empresas têm se empenhado em fazer seleções voltadas para públicos específicos, como pessoas negras, PCD ou mulheres, e, com isso, estimulam um ambiente diverso.
Podemos mencionar, também, a importância de conscientizar as equipes sobre o respeito às diferenças e o acolhimento. Uma equipe plural oferece visões plurais sobre os mesmos temas. Isso significa muito mais criatividade e inovação para o seu negócio.
Saúde ocupacional ajuda a identificar aspectos a melhorar em sua empresa
Existem algumas ferramentas utilizadas para detectar problemas que afetam a saúde mental de seus colaboradores. É o caso do Mapeamento Emocional.
O Mapeamento Emocional auxilia a identificar as origens e as características das emoções e dos afetos das pessoas envolvidas, e quais ações implementadas pela empresa podem levar ao adoecimento.
Como você pode imaginar, uma equipe adoecida é prejudicial para o funcionamento da organização. Por isso, cuidar do bem-estar do seu time favorece o reconhecimento de práticas abusivas e, desta forma, é possível aprimorar o ambiente organizacional e a qualidade das relações de trabalho.
Está mais convencido da importância da saúde ocupacional voltada para a saúde mental de seus colaboradores? O que ainda está esperando para melhorar o seu ambiente de trabalho?
Se tiver dúvidas sobre o quanto isso pode impactar seu orçamento, leia nosso artigo: Impacto da saúde mental nos custos da empresa.
Palavras-chave: saúde mental; saúde mental no trabalho; saúde ocupacional; mapeamento emocional.
Comments