Uma dor que também dói no bolso da empresa.
A importância da saúde mental é a oferta de apoio aos colegas de trabalho e liderados a fim de prevenir situações e sentimentos que os impeçam de viver uma vida prazerosa e de ter sucesso no trabalho. Mas há uma questão financeira envolvida.
De modo geral, as empresas com boa reputação no mercado, as grandes marcas empregadoras, têm maior preocupação com a saúde da equipe. Normalmente, elas investem na ergonomia dos equipamentos e dão oportunidade para que os colaboradores façam exercícios laborais.
Mas quando o assunto é a saúde mental, os esforços, ainda que existentes, são menores. Essa atitude mostra que os líderes não estão cientes do custo humano e também do custo financeiro de ignorar a saúde mental dos colaboradores.
Custo (em números) da não prevenção da saúde mental para a empresa
Além de causar afastamentos e faltas constantes, funcionários com problemas relacionados com a saúde mental sentem dificuldades de manter a produtividade, mesmo quando estão dentro da empresa.
Há estudos que identificaram alterações na memória e dificuldades de manter a atenção de profissionais com quadros depressivos. Não é difícil imaginar que os transtornos emocionais tornam forçosas as tarefas diárias.
A estimativa de perdas relacionada com a saúde mental em todo o mundo varia entre US$ 2,5 trilhões e US$ 8,5 trilhões por ano.
Riscos de ignorar a saúde mental do time
Falta de engajamento, desprezo pelas atividades da empresa, dificuldade nas trocas de ideias e baixo interesse no desenvolvimento profissional são alguns dos problemas que você pode enfrentar quando desconsidera a importância da prevenção de transtornos mentais.
Os riscos, porém, são ainda maiores. Empresas sem apoio psicológico e emocional têm funcionários adoecidos, com pouca tolerância às pressões dos desafios impostos pela carreira. Eles também têm maior dificuldade de construir uma cultura colaborativa e ficam sujeitos a agressões e instabilidades.
Como evitar situações desumanas e que se convertam em custos para a sua empresa? Busque ações preventivas, investindo no bem-estar da equipe, assim você ganha em produtividade e no engajamento do time.
Palavras-chave: saúde mental; saúde mental no trabalho; cultura de saúde mental; produtividade
Comentarios