“Não somos responsáveis pelas emoções, mas sim pelo que fazemos com elas”. Essa frase é de autoria do psicoterapeuta e pesquisador Jorge Bucay. De certo modo, ela nos ajuda a antecipar o que significa a inteligência emocional e o modo como devemos lidar com as emoções no trabalho.
Enquanto conjunto de competências, a inteligência emocional é vista, na atualidade, como uma característica que diferencia o profissional no ambiente de trabalho. Há algum tempo, exigia-se do colaborador apenas o conhecimento técnico sobre a atividade a ser desempenhada. Porém, a convivência diária em uma organização mostrou que as emoções podem tornar o ambiente de trabalho desagradável.
Cientes da importância de uma boa relação entre os colaboradores para aumentar a produtividade e diminuir o turn over em suas empresas, as lideranças estão cada vez mais empenhadas em descobrir formas de auxiliar as equipes no desenvolvimento da inteligência emocional. Mas quais vantagens a habilidade de lidar com as próprias emoções pode oferecer para o trabalho, além da possibilidade de tornar as relações entre os membros da equipe mais amistosas?
Primeiramente, a inteligência emocional permite que sejamos capazes de conhecer os nossos pontos fortes e aqueles que podem ser melhorados. Um gestor que considera suas emoções ao encabeçar um projeto terá maior controle quando lidar com imprevistos, erros e acertos.
Em segundo lugar, a habilidade de lidar com as emoções no trabalho estabelece uma relação de empatia entre líderes e liderados, tornando ainda mais eficazes as críticas construtivas, assim como a condução das tarefas. Em terceiro lugar, a autogestão faz com que os próprios colaboradores encontrem mecanismos de controle de impulsos, levando-os também a adotar uma atitude favorável às ideias que sejam diferentes das suas.
Por fim, a inteligência emocional permite que cada colaborador tenha condições de descobrir seu propósito, o que vai conduzi-lo à automotivação. Uma equipe com profissionais que se sintam realizados com o seu trabalho e capazes de comemorar todas as pequenas vitórias é uma equipe muito mais produtiva.
Palavras-chave: saúde mental; inteligência emocional; produtividade; emoção nas organizações.
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