Como os líderes de uma empresa podem atuar para promover a saúde mental? As lideranças sempre tiveram um papel significante para as organizações. Além de auxiliar as equipes nas demandas do setor, organizar estratégias e otimizar processos, os líderes são exemplos de conduta para os colaboradores, auxiliam a manter a motivação e costumam ser responsabilizados pelas glórias e pelas falhas nos resultados da empresa.
No contexto da pandemia, o impacto da atuação dos líderes se tornou ainda mais importante. Nossa rotina mudou, boa parte das empresas adotou o home office como modelo de trabalho e, cada vez mais, os líderes procuram formas de manter a equipe unida. Estamos num momento em que as emoções precisam ser consideradas na gestão das empresas. Os efeitos da Covid-19 persistem, ampliando a sensação de impotência e agravando sentimentos depressivos e quadros de ansiedade crônica.
As empresas precisam, mais do que nunca, realizar uma gestão que considere as emoções na forma de lidar com os colaboradores. A empatia, a escuta ativa e a atenção a possíveis comportamentos de riscos devem ser consideradas para que o ambiente de trabalho – ainda que virtual – seja saudável.
É imprescindível que as lideranças não ignorem sinais de cansaço ou estresse excessivo da parte dos colaboradores e que reportem aos recursos humanos a possibilidade de realizar intervenções benéficas para a equipe. Afinal, as emoções impactam na produtividade, no interesse pelo trabalho e pelos desafios propostos. É urgente assumir, na prática, os propósitos da empresa sempre priorizando aqueles que tornam possíveis o alcance dos objetivos da organização: as pessoas.
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