A Consulta Terapêutica, uma das ações de cuidado psicológico proposta pela Falla Saúde Mental, é uma modalidade clínica de atendimento caracterizada pela realização de intervenções breves e pontuais.
A partir de um espaço aberto nas organizações e da procura espontânea dos colaboradore, a Consulta Terapêutica tem foco central ajudar e orientar o indivíduo na resolução de dificuldades e questões que o afligem, sejam elas emergenciais ou não e que, muitas vezes, não necessitam de um acompanhamento psicoterapêutico tradicional.
Pautada nos referenciais metodológicos da Terapia Narrativa (White e Epston) e das Consultas Terapêuticas (Winnicott), nossa proposta tem como premissa a construção em conjunto (usuário e psicoterapeuta) de novos significados, possiblidades e soluções para o(s) problema(s) e angústias que a pessoa narra. Paralelamente, é outorgado um lugar especial à empatia, à afetividade, ao acolhimento, aspectos que sustentam o princípio básico de nossa proposta de intervenção: a oferta de um encontro essencialmente humano.
Entendemos que o ser humano, ao enfrentar seus problemas, faz uso de recursos internos e sociais que já são familiares, sem conseguir muitas vezes encontrar novas possibilidades de compreender e agir. Assim, na Consulta Terapêutica as conversas visam colaborar para que o indivíduo se distancie de formas de enfrentamento já conhecidas que não estão “funcionando” e caminhe rumo ao novo e a construção de possibilidades futuras. E isso ocorre quando se busca auxiliar a pessoa a identificar seus valores, suas habilidades e suas capacidades pessoais, para que ela própria possa encontrar soluções para suas dificuldades atuais.
Em sua essência, nossa Consulta Terapêutica privilegia o cuidado atento e sensível, buscando ajudar a pessoa no próprio desenvolvimento de suas potencialidades e recursos internos para compreender, dar novos significados e novas possibilidades para lidar com os obstáculos, problemas, angústias e sofrimentos que surgem à sua frente.
Mas há outros elementos também importantes. Dentre eles, o resgaste da estabilidade emocional, da segurança psicológica e da reconquista do bem-estar – ou felicidade e satisfação. Isso significa que todos podem atingir uma vida com mais qualidade e promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Conheça nossos pilares de ações e saiba como juntos podemos encontrar caminhos para fazer mais e melhor.
Comments