top of page
Foto do escritorfalla saúde mental

Os desafios da liderança

Há décadas, tem sido notável a valorização que o setor de recursos humanos conquistou nas diferentes organizações. Novos cenários, novas realidades e novas exigências abriram espaço para a compreensão de que todos aqueles que fazem parte de uma empresa são os mesmos que contribuem para um favorável funcionamento da mesma.

Fica evidente, portanto, que um dos pontos essenciais no âmbito corporativo diz respeito ao ser humano como um todo. É ele o motor de maior desenvolvimento e a chave capaz de abrir e sustentar o equilíbrio e o desenvolvimento das empresas.

Sob esta perspectiva, a oferta de uma gestão atenta e direcionada à importância das trocas harmônicas entre líderes e colaboradores também ganha destaque na busca pela produtividade satisfatória e alinhada ao incentivo e motivação para conquistá-la.

É nesse momento que o papel do líder merece uma reflexão mais aprofundada, pois os desafios vão muito além do conhecimento técnico e mecanicista do profissional. Em outras palavras, a experiência de liderança abrange times de seres humanos e, frequentemente, seus inevitáveis conflitos interpessoais ou organizacionais. Uma tarefa nada fácil, principalmente com o impacto da pandemia e com o estresse incomum que muitos colaboradores estão passando.

Por mais que não exista “uma receita infalível” para seguir, alguns ingredientes - nesse processo de reflexão - são essências para quem está assumindo estes desafios:


# Times reconhecem líderes que são próximos e verdadeiros. Exerça e preserve a liderança humanizada. Quanto mais distante fisicamente você estiver de sua equipe, mais presente você necessita estar para acolher, escutar e contribuir no que for preciso para que todos consigam seguir, mesmo diante das inseguranças e incertezas.

# Desenvolva a empatia, a resiliência, a colaboração e a escuta. São instrumentos vitais para apoiar e tranquilizar cada um dos colaboradores de sua equipe;


# Enfatize a importância da saúde mental e procure ter conhecimentos básicos dos sinais de existência de problemas como depressão e ansiedade;


# A palavra da vez é comunicação. Se ela já era importante, hoje se tornou crucial, principalmente se estiverem em home office;


# Procure manter o equilíbrio entre as exigências da realidade da empresa e a satisfação dos colaboradores;


# Celebre as conquistas e vitórias;


# Esteja bem consigo para poder liderar. Cuide de sua saúde emocional e desenvolva o autoconhecimento;


# Crie, dentro do possível, momentos fora de sua rotina de trabalho para interações (mesmo que sejam virtuais) e procure fazer atividades que lhe são prazerosas;


#Aproveite este momento mais caótico como uma oportunidade para ser um líder mais flexível, mais aberto a mudanças e, sobretudo, mais humano.




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page