Se você está pensando em mudar de carreira, saiba que não está sozinho. Diz o sociólogo francês Gilles Lipovetsky que o ser humano está sempre em busca de novas experiências. A essa busca constante por novas sensações, novas vivências, ele deu o nome de “don juanismo”.
A transição de uma carreira para outra costuma ser encarada com apreensão. Afinal, a mudança significa, muitas vezes, sair da zona de conforto, deixar um emprego seguro e lançar-se em uma área que não conhece bem.
Em um contexto de pandemia, as incertezas se tornam ainda maiores. Por isso, gostaríamos de oferecer algumas possibilidades a quem está pensando em mudar de carreira, mas tem receio de que possa se arrepender da transição.
Não existe cenário ideal para mudanças.
Mudar é uma atitude corajosa em qualquer cenário. Por mais que a pandemia ofereça riscos, a possibilidade de deixar seu emprego e tentar algo novo pode ser uma ousadia de sua parte ou uma imprudência.
É evidente que a mudança deve considerar o momento econômico, as suas condições financeiras, as oportunidades que está criando para aderir à mudança, entre outros fatores. Mas não se engane: seria assustador em qualquer situação.
Organize-se financeiramente para recomeçar.
Mudar já é um desafio. Não se preparar financeiramente, porém, pode ser muito arriscado. Além de enfrentar as pressões de estar começando uma carreira nova, a possibilidade de arriscar o seu orçamento não é indicado.
Estude, portanto, a possibilidade de realizar a transição gradualmente. Por exemplo, faça cursos na área ou mesmo participe de projetos antes de deixar seu emprego. Outra boa indicação é fazer uma poupança que compense o salário de início de carreira.
Confie sempre no propósito que definiu para a sua vida.
Dinheiro é importante, claro! Com ele, conquistamos autonomia, realizamos sonhos, oferecemos conforto para a família e mais. Mas trabalhar em algo que acreditamos, que nos realiza como pessoas e como profissionais não tem preço.
Se está certo de que está buscando uma carreira com a qual se identifica e que vai fazê-lo muito mais feliz, planeje-se e aja de modo a realizar a transição com segurança e tranquilidade.
Está pensando em mudar de carreira? Qual a maior preocupação? Falla aí nos comentários.
Palavras-chave: saúde mental; mudar de carreira; pensando em mudar de carreira; transição profissional.
Comments