top of page
Foto do escritorfalla saúde mental

Pratique o autocuidado

É fato que a pandemia intensificou muitos adoecimentos físicos e psíquicos já existentes na população mundial. Entre outros aspectos, esse panorama também nos faz refletir sobre um dos sintomas que tem se destacado neste longo período crítico, marcado por inúmeras mudanças, isolamento, sobrecarga de funções, frustações, medo e dificuldades em vários setores: muitos de nós nos sentimos nos últimos tempos muito cansados, esgotados e exaustos. Em maior ou menor grau, as consequências do vírus tem afetado a saúde biopsicossocial para além daqueles que foram infectados.

.

Muitas são as razões, diante dessa situação tão triste e difícil que estamos atravessando, particularmente nos últimos dos meses, permeada de tantas perdas, indignações e sofrimentos.

.

No âmbito profissional, esses aspectos são somados as pressões e à intensa carga de estresse que acomete lideres e liderados. O home-office, tantas vezes sonhado por muitos tem causado cada vez mais esgotamento físico e mental, pois os rituais cotidianos, o contato físico com os colegas, a proximidade social, ou seja, os pilares que proporcionavam estabilidade à vida deixaram de existir, dando lugar às videoconferências, as reuniões pelo zoom e as lives diárias. E uma das descobertas, é que o teletrabalho e a comunicação digital, esgotam mais as pessoas que o trabalho presencial e que o império do cansaço – individual e coletivo - tem sido observado e sentido a cada dia com mais nitidez.

.

Porém, este cenário de crise pode também promover boas reflexões, uma vez que aponta para a necessidade de ações cotidianas voltadas ao autocuidado e a preservação de nossa saúde como um todo.

.

Portanto, não se cobre diariamente ter o mesmo desempenho em um momento que tanta coisa precisa ainda ser reformulada. Faça algo que possa lhe trazer tranquilidade, prazer ou alegria, mesmo que seja num curto espaço de tempo. Permita a presença de sentimentos até então desconhecidos. Eles fazem parte de um contexto e de experiências atuais sem precedentes. Cuidado com a apatia; ela pode dar lugar à depressão. Encontre um propósito e um sentido para sua vida pessoal e profissional. Não tenha receio de buscar ajuda especializada.

.

E lembre-se: praticar o autocuidado - com certeza - ajuda a nos tornarmos mais imunes aos desgastes advindos do trabalho.



44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page