Nos últimos anos, especialmente por conta de grandes avanços tecnológicos, a jornada de trabalho tem se tornado cada vez mais intensa, e muitos colaboradores são levados à exaustão todos os dias no mundo todo. Esse excesso de trabalho pode causar uma série de problemas ao funcionário, sendo a maioria deles relacionados à saúde mental.
De acordo com a OMS, a depressão, por exemplo, acomete 17 milhões de brasileiros e é a 2ª causa de afastamento do mercado de trabalho. E, além do afastamento e dos prejuízos à saúde mental, a empresa também sai perdendo - e muito - com o presenteísmo, ou seja, quando o colaborador está presente fisicamente, mas sem condições emocionais para realizar suas funções.
Todos sofrem as consequências
Jornadas de trabalho mais longas e exaustivas, cobranças relacionadas a metas e pressão no dia a dia de trabalho são situações que geram estresse e provocam ansiedade nos colaboradores. E se engana quem pensa que isso não acontece frequentemente. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas divulgou que 43% dos entrevistados disseram estar com sobrecarga de trabalho e mais de 30% sofrem com a pressão por resultados.
É claro que esses dados têm suas consequências e tanto o colaborador quanto a organização sofrem com isso. O mesmo estudo mostrou que 32% das pessoas optaram por procurar um novo trabalho para resolver o problema, enquanto mais de 20% decidiram pedir demissão, mesmo sem ter uma nova oportunidade de emprego.
O cuidado é agora
Com essas mudanças nas dinâmicas do mercado de trabalho, muitas empresas já se deram conta da importância de zelar pela saúde psicológica de seus times. Consequentemente, essas empresas que investem na saúde mental dos colaboradores estão em posição mais competitiva no mercado.
Nunca se falou tanto em saúde mental dentro do ambiente de trabalho. Já ficou para trás o tempo em que a vida pessoal e profissional dos colaboradores não se misturava. Hoje – onde a jornada de trabalho ocupa a maior parte do dia – é fundamental que as empresas estejam preparadas para oferecer suporte e qualidade de vida para seus times.
As organizações que apostam em iniciativas para cuidar da saúde mental e promover o bem-estar corporativo, além de se destacarem, conseguem notar os benefícios relacionados à disposição, engajamento e motivação das equipes, bem como a melhora no clima organizacional e, consequentemente, o aumento da produtividade.
Seja uma empresa responsável e comprometida com seus colaboradores. Para conhecer um plano estratégico para seu perfil organizacional, entre em contato com a Falla e torne a saúde mental do seu time uma prioridade em 2023!
Comentarios