3 maneiras de incluir a saúde mental no planejamento da empresa
Um novo ano está chegando e são várias as expectativas criadas em relação ao recomeço. Muitas coisas passam pela cabeça, muitas metas são definidas… isso sem contar as preocupações profissionais que também voltam a todo vapor no primeiro mês do ano e se mantêm, ou aumentam, conforme as demandas empresariais vão surgindo.
Para aproveitar ao máximo esse momento de renovação quando os funcionários retornam de férias e estão com energia total, é fundamental incluir na programação das empresas um planejamento constante e contínuo voltado para a saúde mental a fim de estender de modo saudável essa disposição ao longo do ano que vem pela frente, evitando que as equipes sejam levadas à exaustão.
Empresas que oferecem suporte psicológico aos colaboradores, com atividades e dinâmicas voltadas para as demandas emocionais, estão um passo à frente para conquistar um ambiente organizacional seguro e confortável, amenizando a carga de estresse do dia a dia e contribuindo com a qualidade de vida de todo o time. São várias as maneiras de inserir essa assistência na rotina da organização e, para isso, existem serviços personalizados e direcionados para os mais diversos perfis empresariais.
A comunicação é um processo fundamental para falar sobre o tema e desmistificá-lo. É importante que todos entendam que está tudo bem “não dar conta de tudo”. Afinal, ninguém precisa dar conta de tudo. Além disso, é por meio da informação, transmitida por palestras e workshops, que podemos contribuir com a identificação de questões emocionais e, assim, abrir portas para a busca de ajuda profissional.
Outro recurso muito eficaz para rastrear indicadores de risco que podem contribuir com o adoecimento psíquico no ambiente corporativo é o mapeamento emocional. Ele é fundamental para que a empresa possa compreender como anda a saúde mental do time, monitorar os problemas e as possíveis causas, além de planejar ações, imediatas e futuras, voltadas para as necessidades percebidas.
Para um trabalho mais individualizado, o plantão psicológico com consultas terapêuticas pode ser a opção ideal. É uma modalidade clínica de atendimento breve e pontual, com foco nos conflitos e demandas de emergência e na orientação psicológica para lideres, gestores e colaboradores. Por ser uma atividade de procura espontânea por parte dos funcionários, é um espaço acolhedor voltado para a minimização de sintomas e resgate da estabilidade emocional.
Opções para investir e apoiar a saúde mental da sua equipe não faltam. Vire a chave em 2023 e torne essa demanda uma prioridade na sua empresa. Cada vez mais é preciso zelar pela saúde física e mental das pessoas que colaboram e dedicam energia ao negócio.
Entre em contato com a gente para saber como inserir a saúde mental do time no planejamento da sua companhia no ano que vem. Clique aqui para visitar nossa página de contato ou acesse nosso Instagram.
Comments