top of page
Foto do escritorfalla saúde mental

Quando o home office é o vilão

Você se sente mais produtivo em home office? De acordo com uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, realizada em maio de 2021, 58% dos brasileiros dizem que sim. Em maio de 2020, o número de brasileiros que se sentiam produtivos trabalhando em casa era de 44%. O aumento da produtividade pode estar relacionado com o aumento da jornada, uma vez que o limite entre lazer e trabalho ficou impreciso.

Mas quais os efeitos dessa produtividade? Afinal, o contexto que cerca o trabalho home office é mais complexo e extensivamente mais caótico. A adoção do trabalho remoto não foi um processo gradual realizado com planejamento, mas sim um fato que se instalou de um dia para o outro e que não tem um prazo de conclusão. Os funcionários tiveram que adaptar - muitas vezes, sem auxílio das empresas - o ambiente doméstico para desempenhar suas funções com o mesmo empenho de quando estavam no local de trabalho.

Além de estarem sujeitos a desenvolver doenças laborais, já que poucos trabalhadores teriam condições de adquirir equipamentos ergométricos, outro obstáculo surgiu: o de separar a vida pessoal da profissional. Um impasse difícil de solucionar, já que os funcionários estão resolvendo questões de trabalho ao mesmo tempo que têm que se preocupar com tarefas domésticas e auxiliar os filhos que estão assistindo às aulas virtualmente. Tudo misturado com as preocupações referentes à pandemia.

As mulheres foram as mais afetadas pelo “novo normal”. Antes da pandemia, elas já dividiam as responsabilidades da carreira com as atividades domésticas e a maior parte dos cuidados com os filhos. A pesquisa do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (FMUSP), realizada entre maio e junho de 2020, mostrou que 35% das mulheres apresentaram sintomas de ansiedade, 37% de estresse e 40% de depressão.

Qual seria a solução?

Com a vacinação em massa, nos próximos meses vai haver um retorno gradual dos profissionais para as empresas, pois já será possível oferecer um ambiente seguro para os colaboradores.

Até lá, contudo, as empresas precisam disponibilizar um ambiente seguro para os profissionais que estão em casa. Um aspecto prático, e que pode ser adotado imediatamente, é o estabelecimento de uma rotina. Por mais que os profissionais estejam atuando no horário comercial, os abusos acontecem quando ocorre envio de mensagens fora desse horário.

Há outras possibilidades de oferta de apoio aos colaboradores, como a concessão de equipamentos ergométricos que evitam mal-estar, doenças e, consequentemente, afastamentos. Por fim, mas não menos importante, o apoio emocional, como o acompanhamento psicológico, fortalece a equipe e proporciona um ambiente de escuta terapêutica em um momento tão delicado.

Palavras-chave: saúde mental; home office; trabalho na pandemia; trabalho remoto; produtividade na pandemia






23 visualizações0 comentário

Σχόλια


bottom of page