top of page
Foto do escritorfalla saúde mental

Saúde mental é a segunda maior preocupação mundial, aponta estudo


Após uma pandemia que abalou pessoas de todos os lugares do mundo, a sociedade agora passa por uma grande instabilidade quando se fala em saúde mental. Seja na vida pessoal ou profissional, todos sofreram impactos causados pela pandemia.


O estudo “Monitor Global dos Serviços de Saúde”, publicado pela Ipsos em setembro de 2022, indicou que a população global está mais preocupada com a saúde mental do que com o câncer. E essa é, de fato, uma questão que vem comprometendo a vida de mais pessoas no Brasil e no mundo.


De acordo com o levantamento, a Covid-19 - ainda que com uma queda em relação aos anos anteriores - se mostrou como a principal preocupação entre os quase 24 mil entrevistados de 34 países. No Brasil, por exemplo, o índice caiu de 84% para 62%, enquanto, quando falamos de saúde mental, o índice chegou a 49%.


Pela primeira vez, fazendo uma análise global, a saúde mental foi indicada mais do que o câncer como o principal problema de saúde. Enquanto o índice do câncer se manteve o mesmo (34%), os indicativos de saúde mental vêm aumentando com o passar dos últimos anos e chegou, em 2022, a 36%.


Márcia Barone, fundadora da Falla Saúde Mental, explica que “a preocupação no momento deixa de ser diretamente relacionada à pandemia de Covid-19 para se voltar, agora, para os impactos gerados por ela nos últimos dois anos”.


Ela defende que esse é um momento delicado no qual a saúde mental precisa ser colocada em primeiro plano. É preciso dar devida atenção ao tema, bem como oferecer assistência adequada a fim de superar uma fase de insegurança emocional intensificada durante a pandemia e recuperar a estabilidade emocional.


A volta para o escritório, após um longo período de isolamento, mexe com a rotina e requer novamente adaptação. São vários os fatores que impactam na saúde mental dos colaboradores quando pensamos no ambiente corporativo, já que a rotina de trabalho pode ser estressante, comprometendo ainda mais a segurança psicológica.


Por isso, a Falla defende que o tema precisa ser colocado em pauta e discutido nas empresas. Nós atuamos com comunicação em saúde mental, bem como com o mapeamento emocional, para levar informações que buscam auxiliar na prática as demandas psicológicas dos times.


Conte com a Falla para promover a saúde mental dos seus colaboradores e criar um ambiente seguro a sua empresa. Clique aqui e entre em contato com a gente.

32 visualizações0 comentário

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page