No dia 10 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental. Criado pela Federação Mundial de Saúde Mental em 1992, a data destaca o fato de que a saúde emocional ultrapassa barreiras, ou seja, qualquer pessoa de qualquer país e/ou cultura está sujeita a desenvolver doenças mentais.
Casos de depressão e de ansiedade crônica intensificados pelas relações de trabalho costumam aumentar em períodos de instabilidade como este que estamos vivendo. Se não forem tratados, oferecem riscos como a incapacidade, os afastamentos e, em casos mais graves, o suicídio.
Os estigmas em relação às doenças mentais são a principal barreira para que o tratamento adequado seja realizado. A psicofobia, isto é, o preconceito contra quem tem algum transtorno mental, só pode ser vencida com informação de qualidade.
Como sua empresa pode oferecer um ambiente saudável para os colaboradores e auxiliar no combate à psicofobia? Dessas maneiras:
- Contar com apoio de profissionais da saúde mental para construir um diálogo de qualidade entre os membros da equipe e ajudar no reconhecimento de sinais de distúrbios emocionais.
- Criar campanhas internas para disseminar conhecimento sobre saúde mental.
- Preparar os líderes para que estejam atentos a mudanças de comportamento e de humor dos colaboradores.
Estamos prontos para auxiliá-lo a construir uma estrutura saudável e para aprimorar as relações de trabalho em sua empresa. Sua equipe só tem a ganhar! Fale conosco.
Palavras-chave: saúde mental; combate ao preconceito; gestão de pessoas; psicofobia; Dia Mundial da Saúde Mental; saúde mental no trabalho.
Kommentare